Entenda o que são royalties de franquia

Investir em uma franquia acarreta em diversos compromissos. Podemos citar, por exemplo, o pagamento de algumas taxas, entre elas, os royalties.

A fim de que você entenda cada vez melhor o incrível mundo das franquias, nesse texto, iremos explicar o que são royalties! Acompanhe a leitura e fique por dentro.

O que são royalties?

Chamamos de royalties a taxa que é paga pelo franqueado à franqueadora para garantir os direitos sobre uso da marca.

Embora a cobrança de royalties não seja obrigatória, caso a marca opte por fazê-la, é fundamental que isso esteja descrito na Circular de Oferta de Franquia. Inclusive, a cobrança desse tipo de taxa possui respaldo na Lei nº 13.966, de 2019, conhecida popularmente como Nova Lei de Franquias.

Você deve saber que a cobrança das taxas é feita depois de muito estudo e planejamento da franqueadora. Portanto, elas têm como objetivo a melhora constante da rede.

Fique atento aos termos apresentados na COF

Algumas franqueadoras, ao invés de descreverem essa cobrança como royalties, no entanto, podem optar por chamá-la de taxa mensal de franquia.

Tenha em mente que se trata da mesma coisa, porém com nomes diferentes.

Outras taxas que podem ser confundidas com os Royalties

A essa altura, você já deve saber que, além dos royalties, existem outras taxas cobradas pelas franqueadoras. É muito importante que você saiba diferenciar cada uma dessas taxas.

Para te ajudar mostraremos alguns exemplos, acompanhe:

  • Taxa de franquia: essa é a primeira taxa com a qual você terá contato. Ela deve ser paga uma única vez, no momento no qual você entrar na franquia. Essa taxa diz respeito a transferência de know-how por parte da franqueadora. Além disso, ela te dá direito a treinamento e suporte completo.
  • A taxa de marketing: também chamada de taxa de propaganda, essa cobrança é feita para garantir ações que aumentem a visibilidade da marca e beneficiem, assim, todos que fazem parte da rede.
  • Taxa de serviços: em alguns casos o franqueado pode precisar de algum serviço extra por parte da franqueadora. Neste caso, é cobrada uma taxa para a prestação do mesmo.
  • Taxa de renovação: essa taxa, como o próprio nome já indica, é cobrada quando, no momento do fim do contrato, o franqueado opta pela renovação.

Essas são algumas das principais taxas presentes nas franqueadoras a fim de garantir a atualização e melhores oportunidades para a rede como um todo. Sendo assim, é fundamental que todas elas sejam pagas corretamente, conforme combinado em contrato.

Conclusão sobre os royalties de franquia

Como é possível notar através desse texto, tanto os royalties quanto as demais taxas cobradas pela franqueadora são fundamentais para a manutenção da rede.

Portanto, elas devem ser descritas tanto na COF quanto no contrato de franquia.

Você gostou do conteúdo apresentado aqui? Esperamos que sim! Se quiser ficar por dentro de outros assuntos importantes no mundo das franquias, não deixe de acompanhar as postagens feitas no nosso blog!

Aproveite, além disso, para conhecer um pouco melhor a Rede Brasileirinho. Somos a maior rede de comida caseira no box do Brasil!

Compartilhe nas redes sociais!

Mais postagens

1 de junho de 2022
Entenda o que são royalties de franquia

Investir em uma franquia acarreta em diversos compromissos. Podemos citar, por exemplo, o pagamento de algumas taxas, entre elas, os royalties. A fim de que você entenda cada vez melhor o incrível mundo das franquias, nesse texto, iremos explicar o que são royalties! Acompanhe a leitura e fique por dentro. O que são royalties? Chamamos […]

Nossos parceiros:
cielo logo 9Coca Cola logo.svgIFood logologo final horizontal 1Logonovo pagseguro cinzalogoshoosupergasbras logo 1
BRASILEIRINHO DELIVERY © 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESENVOLVIMENTO E PERFORMANCE PROSPECTA DIGITAL
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram