Franqueado x Franqueadora: entenda os papéis de cada um

Ao entrar no mercado de franquias, é comum pesquisas para entender as regras e as especificidades do negócio. Mas o relacionamento entre as partes, muitas vezes não recebe a atenção necessária.

Embora algumas pessoas não entendam, essa é uma parte fundamental, por isso, você deve levá-la a sério. Afinal, é importante que a comunicação e a convivência entre franqueado e franqueadora seja saudável.

Pensando em te ajudar, reunimos algumas dicas que irão te ajudar a entender e a melhorar essa relação. Acompanhe a leitura e saiba mais.

Relacionamento franqueado e franqueadora: estude a COF

A COF é a Circular de Oferta de Franquias, sendo um documento que conta com todas as principais informações sobre a franqueadora e a franquia.

Entender e estudar profundamente esse documento facilita, e muito, o relacionamento entre a franqueadora e o franqueado. Afinal, ele apresenta as principais informações sobre os valores e os objetivos da marca.

Além disso, é na COF que estão especificados quais são os deveres e os direitos de cada uma das partes.

Utilize canais de comunicação eficientes

Outra dica muito valiosa para melhorar o relacionamento entre a franqueadora e o franqueado é a escolha de bons canais de comunicação.

Isso pois, a demora na resolução de um problema ou de uma dúvida, pode acabar deixando insatisfação. E como sabemos, isso afeta seriamente qualquer relacionamento.

Sendo assim é essencial que haja uma linha de comunicação direta entre a franqueadora e o franqueado.

Mantenha contato frequente para melhorar o relacionamento

Vale lembrar que é fundamental realizar reuniões e contatos com frequência entre as partes. Dessa forma, facilita identificar os problemas com antecedência.

Além disso, quando a franqueadora e o franqueado mantêm contato, a transmissão de novas informações se torna mais eficiente.

Esteja alinhado com os valores da marca

Outra parte fundamental para garantir um bom relacionamento é que o franqueado esteja de acordo com a cultura e com os valores da franqueadora.

Se isso não acontecer, é praticamente certo que haverão discordâncias, o que acaba desgastando ambas as partes e, por isso, prejudica o relacionamento.

O reconhecimento de todos os esforços também melhora o relacionamento

Mais um ponto importante para um bom relacionamento entre as partes envolvidas no contrato da franquia é o reconhecimento dos trabalhos realizados. Isso vale tanto para o franqueado quanto para a franqueadora.

Por isso, demonstre sempre que você reconhece os esforços da franqueadora para a manutenção da marca. Assim como ela deve reconhecer os seus pelos cuidados e a responsabilidade com a unidade.

Exerça os seus deveres e cobre os seus direitos

Como vimos anteriormente, a COF é um documento que descreve, entre outras coisas, quais são os deveres e os direitos do franqueado e da franqueadora.

Sabendo disso, portanto, é importante que você realize os seus deveres da melhor forma possível

Além disso, é necessário também que você verifique o cumprimento dos seus direitos, e caso seja necessário, cobre-os.

Conclusão sobre o relacionamento entre o franqueado e a franqueadora

Após todas essas informações, nós devemos reforçar que um bom relacionamento entre a franqueadora e o franqueado é benéfico para ambas as partes.

Por isso, coloque todas as dicas aqui apresentadas em prática e veja como isso irá melhorar os seus resultados. Além disso, tenho certeza que elas irão facilitar o seu dia a dia como franqueado.

Quer ficar por dentro de outras dicas relacionadas ao mundo das franquias? Acompanhe o nosso blog!

Compartilhe nas redes sociais!

Mais postagens

27 de maio de 2022
Franqueado x Franqueadora: entenda os papéis de cada um

Ao entrar no mercado de franquias, é comum pesquisas para entender as regras e as especificidades do negócio. Mas o relacionamento entre as partes, muitas vezes não recebe a atenção necessária. Embora algumas pessoas não entendam, essa é uma parte fundamental, por isso, você deve levá-la a sério. Afinal, é importante que a comunicação e […]

Nossos parceiros:
cielo logo 9Coca Cola logo.svgIFood logologo final horizontal 1Logonovo pagseguro cinzalogoshoosupergasbras logo 1
BRASILEIRINHO DELIVERY © 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESENVOLVIMENTO E PERFORMANCE PROSPECTA DIGITAL
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram