História das franquias: do começo aos dias de hoje

Embora algumas pessoas pensem que as franquias são modelos novos de negócios, trata-se de algo que já existe a muito tempo. A história das franquias é antiga e surpreendente!

Por isso, nesse texto, te convidamos a conhecê-la mais a fundo! Acompanhe a leitura.

Como a história das franquias começou

Embora existam algumas linhas de pesquisa que o modelo de franquias tenha começado com a igreja católica a mais de 2000 anos atrás, oficialmente, a primeira franquia foi registrada em 1850.

Tudo começou quando a empresa Singer, maior fabricante de máquinas de costura em todo o mundo, decidiu expandir os seus negócios.

A ideia era espalhar a marca por todo os EUA, isso da forma mais rápida, econômica e eficiente possível.

Foi aí que surgiu a ideia de, ao invés de abrir novas fábricas, licenciar comerciantes para a venda dos produtos da marca.

Em troca, essas pessoas deveriam pagar uma taxa de licenciamento e ensinar os clientes a utilizarem as máquinas de costura Singer.

Isso inspirou outras pessoas

Anos mais tarde, em 1891, para ser mais exato, surgiu a primeira franquia de serviços do mundo! Ela tinha como dona Martha Matilda Harper, uma canadense que abriu um salão de beleza em Nova York.

Diante do sucesso do salão, Martha viu a necessidade de ensinar outras pessoas a também realizarem os procedimentos, e dessa forma, iniciou um modelo de contrato de franquia com as interessadas.

Martha, inclusive, utilizava meios que hoje são muito comuns no mercado de franquias, como por exemplo:

  • A compra dos produtos era feita apenas com ela, para garantir o padrão de qualidade;
  • Depois da aprovação, os franqueados tinham o direito de explorar determinadas regiões;
  • Aconteciam treinamentos contínuos.

A história das franquias só estava começando

Depois disso, mais e mais redes de Franquias começaram a surgir. Inclusive algumas que, até hoje, são muito famosas, como a Coca-Cola, fundada no ano de 1889, e a General Motors, que surgiu um ano antes, em 1888.

Os efeitos da Segunda Guerra Mundial

De 1939 até 1945, o mundo passava por um dos períodos mais turbulentos da sua história, a Segunda Guerra Mundial. Com isso, muitos jovens tiveram que participar ativamente no campo de batalha.

No entanto, quando a guerra chegou ao fim, muitos dos que retornaram para as suas casas não tinham nenhum tipo de experiência no mercado de trabalho.

Por isso, as franquias foram uma forma que eles encontraram para tornarem-se donos do seu próprio negócio.

Como resultado disso, na década de 50, algumas das principais franquias até hoje conhecidas surgiram, como é o caso das redes Burger King, Mc Donald's e KFC.

A história das franquias no Brasil

A partir de 1950, grandes redes americanas decidiram expandir os seus negócios mundialmente. Com isso, as primeiras a chegarem ao Brasil foram as escolas de idioma CCAA e Yázigi Internexus.

20 anos depois, em 1970, grandes redes brasileiras de franquias apareceram, como por exemplo Água de Cheiro e O Boticário. Contudo, devido a falta de regulamentação desse tipo de negócio, tudo caminhava a passos lentos.

Na década de 80 tudo começou a crescer em ritmo acelerado, diversas empresas vinham ou eram fundadas no Brasil, o que fez com que surgisse a necessidade de organizar esse modelo de negócios.

Com isso, surgiu a Associação Brasileira de Franquias (ABF), em 1987, que até hoje regulamenta esse modelo de negócio em território nacional.

Pouco tempo depois, surge a primeira Lei de Franquias, que era a Lei nº 8.955, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1994. A partir daí o mercado de franquias vem apresentando crescimento constante!

No ano de 2021, para se ter uma ideia, o faturamento do setor no país chegou a quase 190 bilhões de reais!

Conclusão

Como pudemos observar, apesar de antigo, o mercado de franquias ainda é algo que cresce constantemente e continua sendo procurado!

Isso se deve, principalmente, à possibilidade de assumir um negócio já testado e aprovado, e também à maior segurança que as franquias oferecem aos investidores!

Então, o que você está esperando para fazer parte do mercado de franquias também?Acesse o site do Brasileirinho Delivery e conheça a maior rede de comida típica no box do país!

Compartilhe nas redes sociais!

Mais postagens

18 de julho de 2022
História das franquias: do começo aos dias de hoje

Embora algumas pessoas pensem que as franquias são modelos novos de negócios, trata-se de algo que já existe a muito tempo. A história das franquias é antiga e surpreendente! Por isso, nesse texto, te convidamos a conhecê-la mais a fundo! Acompanhe a leitura. Como a história das franquias começou Embora existam algumas linhas de pesquisa […]

Nossos parceiros:
cielo logo 9Coca Cola logo.svgIFood logologo final horizontal 1Logonovo pagseguro cinzalogoshoosupergasbras logo 1
BRASILEIRINHO DELIVERY © 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESENVOLVIMENTO E PERFORMANCE PROSPECTA DIGITAL
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram