Know-how: conheça esse conceito

O know-how é um dos maiores atrativos do sistema de franchising.

Afinal, quando um empreendedor passa a fazer parte da rede de franquias, ele compra o direito de trabalhar com um modelo de negócio que outras pessoas já testaram e que deu certo. 

No entanto, para que a nova unidade da franquia faça sucesso e gere lucros para ambas as partes, é essencial que a franqueadora transfira todo o know-how que possui para os novos franqueados.

Se você ainda não entendeu o que é isso e qual a sua importância para as redes de franquia, continue lendo o texto e aprenda! 

O que é know-how?

Podemos traduzir literalmente o termo know-how como “saber como”. 

No mundo empresarial, o know-how diz respeito a um conjunto de conhecimentos que foram adquiridos pelo empreendimento e que faz com que ele tenha vantagem sobre os concorrentes. 

Já no universo do franchising, podemos dizer que o know-how significa todas as informações indispensáveis para que as franquias consigam reproduzir os produtos e serviços oferecidos pela franqueadora. 

Além disso, o know-how também serve para que as franquias consigam alcançar um padrão de qualidade e rendimento igual ao da matriz.

Por que é interessante para a franqueadora transferir o conhecimento para os franqueados? 

Os donos de franqueadoras sabem que, em algum momento, alguns franqueados sem conhecimento nenhum sobre empreendedorismo podem comprar uma unidade da sua marca.

E é exatamente por isso que é tão importante que a franqueadora passe o know-how para os franqueados. 

Compartilhar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos de franquia, ajuda os franqueados a fazer o gerenciamento correto da unidade e ter sucesso no negócio. 

Como transferir o know-how

Para que os franqueados tenham sucesso, é preciso que a marca franqueadora transfira a eles, de forma detalhada, todos os processos de funcionamento da empresa. 

Por isso, é muito importante que a franqueadora promova diversas ações para transferir todo esse know-how aos novos empreendedores. 

As formas mais comuns de transferir o know-how para os franqueados são:

Treinamentos: 

Podemos dizer que os treinamentos são extremamente importantes para garantir o sucesso dos franqueados. 

Os treinamentos costumam ocorrer antes da inauguração das novas unidades da franquia. 

Eles acontecem nesse momento para que o novo franqueado receba as principais informações sobre como gerenciar o negócio. 

Geralmente, os treinamentos costumam falar sobre gestão de negócio, financeira e do time operacional, sobre metodologias, processos e sobre as práticas do negócio. 

Vale ressaltar que os treinamentos podem acontecer de forma individual ou em grupo, online ou presencialmente.

Isso vai depender do objetivo do treinamento e da quantidade de novos franqueados que vão fazê-lo.

Depois que a franquia já começou a trabalhar, é comum que os treinamentos continuem ocorrendo periodicamente, para que surjam atualizações na forma como as franquias trabalham. 

Manuais:

Os manuais costumam ser bastante utilizados pelos franqueados, uma vez que são mais práticos e duráveis do que os treinamentos, por exemplo. 

Esse tipo de material pode vir escrito em apostilas impressas, PDF, vídeos e áudios. 

Quem decide a forma de transferir o know-how através dos manuais é o dono da franquia.

Para que os manuais sejam eficazes, é preciso que exista um manual para cada assunto relevante sobre a franquia. 

Entre os assuntos mais falados nos manuais estão: estratégias de marketing, dicas operacionais, atendimento ao cliente e implantação da unidade.

Promovendo reuniões periódicas com todos os franqueados:

Outra forma de transferir o know-how da franqueadora para os franqueados é através de reuniões periódicas que envolvam todos os colaboradores da rede. 

Desse modo, os franqueadores vão estar estimulando o aprendizado e a interação entre os franqueados.

Conclusão sobre a importância do compartilhamento do know-how

Uma franqueadora é um negócio que está estável e que já enfrentou as mais diversas dificuldades como: conquistar clientes, adaptação ao mercado, qualificações etc. 

Por conta disso, é mais seguro um empreendedor investir em uma franquia do que começar um negócio do zero. 

O compartilhamento do know-how da franquia é uma forma de facilitar o sucesso do franqueado e, consequentemente, aumentar a expansão da marca. 

Além disso, essa estratégia ajuda a otimizar e a acelerar o desenvolvimento da empresa. 

Diante de todos esses benefícios, muitos empresários acabam desistindo de investir em projetos autônomos para adquirir uma franquia que possua um know-how qualificado. 

Compartilhe nas redes sociais!

Mais postagens

13 de julho de 2022
Know-how: conheça esse conceito

O know-how é um dos maiores atrativos do sistema de franchising. Afinal, quando um empreendedor passa a fazer parte da rede de franquias, ele compra o direito de trabalhar com um modelo de negócio que outras pessoas já testaram e que deu certo.  No entanto, para que a nova unidade da franquia faça sucesso e […]

Nossos parceiros:
cielo logo 9Coca Cola logo.svgIFood logologo final horizontal 1Logonovo pagseguro cinzalogoshoosupergasbras logo 1
BRASILEIRINHO DELIVERY © 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESENVOLVIMENTO E PERFORMANCE PROSPECTA DIGITAL
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram