Quer saber o que público está achando dos serviços oferecidos em sua unidade franqueada? Uma boa ideia é fazer uma pesquisa de satisfação!
Uma pesquisa de satisfação feita da melhor forma possível pode ser um ponto fundamental para que você possa avaliar fatores como:
qualidade dos serviços;
qualidade dos produtos;
nível de atendimento da equipe;
experiência do cliente;
etc.
Como fazer uma pesquisa de satisfação
Antes de mais nada, é necessário que você escolha quais fatores avaliar. Diante disso, portanto, você deve elaborar perguntas para os seus consumidores responderem.
Alguns modelos de perguntas são:
"Você se sente satisfeito com o atendimento recebido?";
"De 0 a 10, qual a chance de você voltar a comprar nossos produtos?";
"Você indicaria o nosso negócio para um amigo?";
etc.
Sim, são perguntas bastante simples, mas que podem te ajudar a melhorar diversos pontos dentro do seu negócio.
No entanto, antes de escolher qual o melhor tipo de pergunta para fazer, você deve conhecer o seu público e descobrir qual forma é mais a cara dele.
Por onde a pesquisa será respondida
Esse é outro fator no qual você deve pensar com bastante atenção, afinal, de nada adianta criar uma pesquisa de satisfação se seus clientes sequer irão responder, não é mesmo?
Existem diversas maneiras de disponibilizar uma pesquisa de satisfação aos seus clientes, como por exemplo:
Disponibilizar formulários impressos no balcão de atendimento;
Enviar e-mail ou SMS ao contato cadastrado após o atendimento;
Disponibilizar tablets e totens dentro do negócio para que os clientes respondam;
Entrar em contato por ligação após o atendimento;
Disponibilizar, na nota, um link para responder o questionário online.
Diante dessas opções, é muito importante escolher a que mais se adapta aos seus clientes, no entanto, algumas coisas devem ser levadas em conta. Por exemplo:
Algumas pessoas podem não se sentirem confortáveis em responder uma pesquisa de satisfação com os funcionários que a atenderam por perto;
E-mails e SMSs nem sempre são visualizados pelos receptores;
O cliente, por muitas vezes, se desfaz da nota sem sequer olhar para ela;
Uma ligação pode ser vista como uma forma de perturbação pelo cliente.
Pesquisa de satisfação e NPS
NPS é a sigla pra Net Promoter Score, que em tradução livre, significa pontuação do promotor, ou seja, essa metodologia calcula quais são os seus clientes promotores e detratores.
Essa é uma maneira muito eficiente de avaliar os resultados das suas pesquisas quantitativas!
A fórmula para calcular o NPS é:
NPS = Promotores – Detratores/Número total de respondente
Além disso, considera-se o seguinte:
Resposta
Significado
Entre 9 e 10
Promotores
Entre 7 e 8
Neutros
De 6 a 0
Detratores
Sabendo disso, imagine que em uma pesquisa de satisfação realizada na sua unidade, onde 80 pessoas responderam, você recebeu os seguintes resultados:
55 clientes deram notas entre 9 e 10;
20 deram notas entre 7 e 0;
15 deram notas entre 0 e 6.
Nesse caso, portanto, teríamos que fazer a seguinte conta:
NPS = 55-15/80
Ou seja, aqui, o NPS é de 50%. O padrão utilizado para verificar se o nível de NPS está bom ou não, é o seguinte:
75 a 100: excelente;
50 a 74: muito bom;
0 a 49: razoável;
-100 a -1: ruim
Conclusão
Agora que você já sabe todas as principais informações sobre pesquisas de satisfação e NPS, não deixe de aplicar as dicas dadas aqui ao seu negócio!
Além disso, lembre-se sempre de utilizar as pesquisas de satisfação como uma ferramenta para a otimização do seu negócio!
Quer continuar aprendendo ótimas dicas para aplicar no mundo dos negócios? Então acompanhe o blog do Brasileirinho Delivery!
Quer saber o que público está achando dos serviços oferecidos em sua unidade franqueada? Uma boa ideia é fazer uma pesquisa de satisfação! Uma pesquisa de satisfação feita da melhor forma possível pode ser um ponto fundamental para que você possa avaliar fatores como: qualidade dos serviços; qualidade dos produtos; nível de atendimento da equipe; […]