O sócio investidor é alguém com quem você fecha uma parceria a fim de investir capital dentro do seu negócio. Seja dentro das empresas particulares, ou até mesmo das franquias, eles podem ser muito úteis.
Contudo, é muito importante que você tenha cautela no momento de escolher quem será essa pessoa. Isso porque, ele terá direitos sobre o seu negócio, assim como você.
Para te ajudar a escolher com segurança, elaboramos esse texto. Aqui iremos explicar quando é uma boa ideia ter um sócio investidor, e quais características considerar ao escolher.
Quando optar por um sócio investidor
Como explicamos acima, o sócio investidor é responsável por disponibilizar aporte financeiro para o seu negócio. Por isso, pode ser muito interessante contar com alguém desempenhando esse papel quando:
- não há dinheiro o suficiente para um investimento;
- é necessário uma ampliação do negócio;
- você precisa de alguém com mais experiência e nome;
- etc.
Agora que você já sabe quando pensar em um sócio investidor, veja como conseguir um.
Como conseguir um sócio investidor
É muito importante que você saiba que essa não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, ninguém sai por aí investindo nos projetos de desconhecidos, não é mesmo?
Sendo assim, caso esteja procurando um sócio para investir no seu negócio, não deixe de criar um network. No mundo dos negócios, conhecer pessoas é fundamental, não se esqueça disso!
Alguns cuidados ao escolher um sócio para seu negócio de franquia
Se você acredita que precisa de um sócio para começar a empreender, vá em frente, mas lembre-se sempre de tomar os cuidados a seguir:
- pesquise o histórico profissional do seu sócio;
- veja se o perfil condiz com o seu negócio;
- pergunte sobre quais são os objetivos;
- certifique-se de que o sócio tem condições e competência para assumir o cargo.
Fazendo isso, você traz mais segurança para o seu negócio, e aumenta muito as chances de encontrar o sócio perfeito.
Ao escolher um sócio investidor, estabeleça os papéis de cada um
Agora que você já entendeu sobre como e quando procurar por um sócio investidor, é muito importante que acorde com ele todos os pontos importantes, como por exemplo as funções de cada um.
Em alguns negócios o sócio investidor entra apenas com o capital, não participando ativamente das operações. Contudo, se isso não é o que você procura, não se preocupe!
Todas as funções e atividades devem ser negociadas e acordadas entre os dois sócios, de modo que a parceria seja vantajosa para ambos.
Conclusão
Como pudemos observar nesse texto, contar com um sócio investidor pode ser muito importante para o sucesso de um negócio. No entanto, é fundamental ter cautela no momento da escolha da pessoa que irá ocupar esse cargo.
Quer ficar por dentro de outros assuntos que podem te ajudar enquanto novo franqueado? Então acompanhe o blog do Brasileirinho Delivery. Nossos conteúdos são pensados para ajudar no seu sucesso, não deixe de conferir!