Dicionário: termos do franchising que você deve conhecer

Existem diversos termos do franchising que as pessoas leigas podem não conhecer. Contudo, pensando em ajudar, nós criamos essa lista explicando do que se tratam, acompanhe a leitura.

1. COF – Circular de Oferta de Franquia

A COF é um documento obrigatório para qualquer franqueadora. Neste documento, devem constar as principais informações sobre a rede, como por exemplo, dados contábeis, quantidade de unidades, etc.

2. Contrato de franquia

O contrato, assim como em qualquer outro tipo de negócio, é o documento que regulamenta a venda ou aquisição de uma franquia.

Nesse documento, ficam descritos os deveres e obrigações de ambas as partes, além de outras coisas, por exemplo. O prazo do contrato é variável.

3. Faturamento 

O faturamento, por outro lado, é o valor total obtido em determinado período de tempo. Esse valor vem da venda de produtos ou serviços.

Vale lembrar, além disso, que o faturamento tem relação direta com a qualidade dos serviços prestados pela unidade.

4. Know-how

Em tradução direta, o termo know-how significa “saber como”. E é justamente isso que ele quer dizer.

O Know-how é aquilo que a franqueadora aprendeu durante o tempo em que está em atividade. Esse conhecimento, deve ser passado para todos os franqueados da rede, a fim de que as operações sejam otimizadas.

5. Convenção de franqueados

As convenções são eventos feitos pela franqueadora, onde se reúnem todos os franqueados da rede, em suma, acontece de forma anual.

Nesse evento, a franqueadora apresenta por exemplo, o resultado da rede no período anterior, planejamentos futuros e etc.

6. Royalties 

Os Royalties são valores pagos periodicamente para a franqueadora. Para que o franqueado possa utilizar o nome da marca e, além disso, receber os treinamentos oferecidos, ele deve estar com esse pagamento em dia.

Pode ser cobrado um valor fixo ou, em alguns casos, um percentual pelo lucro obtido pela unidade, isso deve ser definido no momento da elaboração do contrato.

7. Demonstração do resultado de exercício

A demonstração do resultado do exercício, chamado também de DRE, é um relatório onde são confrontados custos e receitas.

Esse relatório serve para que você possa ver se está tendo lucro ou prejuízo.

8. Estoque inicial

Antes de iniciar as atividades como franqueado é necessário, no entanto, que você conte com um certo número de produtos para venda.

A quantidade é determinada pela franqueadora. Isso é feito com base nas unidades que já estão em operação.

10. Fornecedores homologados

Na maioria das franquias de comercialização de produtos, existem fornecedores homologados, ou seja, fornecedores “oficiais” da marca.

Isso é muito importante para que a rede possa manter seu padrão de qualidade, evitando que problemas isolados com o fornecedor de uma das unidades acabem prejudicando a marca como um todo.

11. Break Even

O termo break even, ou ponto de equilíbrio, como também é conhecido, é o ponto em que o seu negócio atinge uma certa estabilidade.

Ou seja, ele não dá prejuízo, nem lucro. Sua receita é, por fim, suficiente para cobrir os gastos.

12. Payback

O payback, também é conhecido como retorno do investimento. Como o próprio nome já indica, é o tempo decorrido do ato de investimento até o momento em que você recupera o valor investido.

As franqueadoras estipulam o tempo de payback de acordo com os resultados das franquias anteriores.

13. Manual de operações

Por fim, falaremos sobre o manual de operações de franquia. Esse é outro importante termo do franchising, então fique atento.

No manual de operações, estão descritos, por exemplo, todos os processos e operações realizados pela rede de franquias, esse é mais um ponto fundamental para manter o padrão entre as unidades.

E aí, conseguiu entender um pouco melhor os termos presentes no dia a dia das franquias? Esperamos que sim!

Está pensando em se tornar um franqueado? Acesse o nosso site e saiba mais sobre o Brasileirinho Delivery.

Compartilhe nas redes sociais!

Mais postagens

14 de julho de 2022
Dicionário: termos do franchising que você deve conhecer

Existem diversos termos do franchising que as pessoas leigas podem não conhecer. Contudo, pensando em ajudar, nós criamos essa lista explicando do que se tratam, acompanhe a leitura. 1. COF – Circular de Oferta de Franquia A COF é um documento obrigatório para qualquer franqueadora. Neste documento, devem constar as principais informações sobre a rede, […]

Nossos parceiros:
cielo logo 9Coca Cola logo.svgIFood logologo final horizontal 1Logonovo pagseguro cinzalogoshoosupergasbras logo 1
BRASILEIRINHO DELIVERY © 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESENVOLVIMENTO E PERFORMANCE PROSPECTA DIGITAL
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram